sexta-feira, 27 de março de 2020

LEITURA - CORONAVÍRUS / PREVENÇÃO - SINTOMAS


SAÚDE
LEITURA

       CORONAVIRUS
PREVENÇÃO
Para impedir a infecção e retardar a transmissão do COVID-19, faça o seguinte:
·                     Lave as mãos regularmente com água e sabão ou limpe-as com álcool.
·                     Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e as pessoas que tossem ou espirram.
·                     Evite tocar seu rosto.
·                     Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
·                     Fique em casa se não se sentir bem.
·                     Evite fumar e outras atividades que enfraquecem os pulmões.
·                     Pratique o distanciamento físico, evitando viagens desnecessárias e afastando-se de grandes grupos de pessoas.
SINTOMAS
O vírus COVID-19 afeta pessoas diferentes de maneiras diferentes. O COVID-19 é uma doença respiratória e a maioria das pessoas infectadas desenvolve sintomas leves a moderados e se recupera sem a necessidade de tratamento especial. Pessoas que têm condições médicas subjacentes e pessoas com mais de 60 anos têm um risco maior de desenvolver doenças graves e morte.
Os sintomas comuns incluem:
·                     febre
·                     cansaço
·                     tosse seca.
Outros sintomas incluem:
·                     falta de ar
·                     dores e dores
·                     dor de garganta
·                     e muito poucas pessoas relatam diarréia, náusea ou coriza.
Pessoas com sintomas leves que são saudáveis ​​devem se auto-isolar e entrar em contato com seu médico ou uma linha de informações da COVID-19 para obter orientação sobre testes e encaminhamento.
Pessoas com febre, tosse ou dificuldade em respirar devem ligar para o médico e procurar atendimento médico.





LEITURA - CORONAVÍRUS/ VISÃO GERAL


SAÚDE
LEITURA

       CORONAVÍRUS
Visão geral
     A doença de coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto.
     A maioria das pessoas infectadas com o vírus COVID-19 experimentará doença respiratória leve a moderada e se recuperará sem a necessidade de tratamento especial. Os idosos e aqueles com problemas médicos subjacentes, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas e câncer, têm mais probabilidade de desenvolver doenças graves.
     A melhor maneira de prevenir e desacelerar a transmissão é estar bem informado sobre o vírus COVID-19, a doença que causa e como se espalha. Proteja-se e a outros de infecções lavando as mãos ou usando um esfregão à base de álcool com frequência e sem tocar no rosto. 
     O vírus COVID-19 se espalha principalmente por gotículas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra; portanto, é importante que você pratique etiqueta respiratória (por exemplo, tossindo em um cotovelo flexionado).
     No momento, não existem vacinas ou tratamentos específicos para o COVID-19. No entanto, existem muitos ensaios clínicos em andamento avaliando possíveis tratamentos. A OMS continuará fornecendo informações atualizadas assim que os achados clínicos estiverem disponíveis.







quarta-feira, 4 de março de 2020

LEITURA - DIETA PARA O FÍGADO


SAÚDE
LEITURA
DIETA PARA O FÍGADO
  
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados para evitar o acúmulo de gordura no fígado são:
·       Alimentos com gorduras saturadas: queijo amarelo, queijo creme, requeijão, chocolate, biscoitos, bolos, embutidos, molhos, manteiga, coco, margarina, pizza ou hambúrguer, por exemplo;
·       Produtos ricos em açúcar, especialmente industrializados e processados, como biscoitos ou sucos;
·       Comidas rápidas, prontas ou congeladas;
·       Bebidas alcoólicas.
Em algumas pessoas, a gordura no fígado pode causar dor abdominal e, por isso, o consumo de alimentos que produzem gases, como o feijão, pode causar maior mal-estar, pelo que também devem ser evitados. Confira uma lista de alimentos que causam gases.

Alimentos permitidos
·    Consumir 4 a 5 porções de fruta e vegetais por dia, como abobrinha, berinjela, alface, tomate, cebola, cenoura, maçã, pera, pêssego, mamão, morangos, amoras, framboesas, laranja, limão, ameixas, entre outros;
·    Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra diariamente, como arroz integral, pão integral ou macarrão integral;
·    Ovos;
·    Carnes brancas (com pouca gordura), como peru, frango ou peixe;
·    Leite e iogurte desnatados;
·    Queijos brancos;
·    1 colher (de sobremesa) de azeite cru.
O tipo de gordura que pode ser consumida, mas em pequenas quantidades, são as gorduras poliinsaturadas, monoinsaturadas e os alimentos ricos em ômega 3. Alguns exemplos destes tipos de gordura são: azeite, abacate, frutos secos como amendoim, nozes, amêndoas; e peixes como salmão, truta, sardinhas ou cavala, por exemplo. Confira mais exemplos de alimentos ricos em ômega 3.
Outros alimentos que podem incluir-se na alimentação e que têm forte efeito protetor do fígado são a alcachofra, a cenoura, a chicória, o limão, as framboesas, o tomate, a maçã, as ameixas, a alfafa, a acerola, a uva, o melão, a beterraba, a berinjela, os aspargos e o agrião. Além disso, é ainda possível beber o chá de alcachofra, boldo ou cardo-mariano para obter o mesmo tipo de proteção sobre o fígado.
Bem, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado tem sua hora de maior trabalho na desintoxicação do seu organismo, entre a 1 e as 3 h da madrugada.
Então, se você usar, rotineiramente, algum chá depurativo, antes de dormir, estará facilitando essa ação, que é própria do fígado – limpar o organismo depurando as toxinas que são resultantes do metabolismo, da digestão, da produção de hormônios.
Índice



MAGAZINE SHOP BLUES